quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Idosos na Internet


O computador de modo geral é visto como uma ferramenta exclusiva de pessoas jovens, pelo seu grau de complexidade e pelo conteúdo encontrado na internet, a campeã de motivos para uma pessoa ter uma máquina em casa. O idoso sente-se despreparado para utilizar tal ferramenta e acaba por perder a chance de obter conhecimento e usufruir de diversos recursos que seriam de grande valor.

Um dos motivos, além da complexidade tecnológica é o preço, para muitas pessoas da terceira idade, manter um computador com internet é uma despesa que perde espaço para outros gastos mais importantes como os remédios e as contas de casa.

Segundo a revista eletrônica Idade Ativa, produzida por alunos de Jornalismo Científico da Unicamp, apesar de muitos idosos não poderem sustentar um computador em casa apenas com o dinheiro da aposentadoria, o fato de saber informática foi o que levou vários deles de volta ao mercado de trabalho e criaram um gosto especial pelo universo da Internet.

(Estudos do especialista norte-americano, em geriatria, David Lansdale, da Universidade de Stanford, mostram que o uso da internet pode ajudar a superar depressão, a solidão e o desamparo, comuns nos idosos.) [extraído do site Idade Ativa]. É por isso que cada vez mais pessoas da Terceira Idade estão indo atrás de algum tipo de conhecimento em informática e mais cursos especializados para idosos estão sendo criados. É a Inclusão Digital em todos os campos da sociedade.




fonte de pesquisa: Idade Ativa

Um comentário:

Lígia Ruy disse...

É po aí mesmo Braz. É tão raro ver um idoso que sabe usar o computador, ou mais, a internet, que quando vi a avó de uma amiga minha em frente ao computador tive vontade de perguntar o que ela stava fazendo ali. Tenho essa dúvida na minha cabeça até hoje!

texto ótimo

beijos