Muitos idosos estão fora das escolas mesmo sem terem temrinado os estudos, os motivos são os mais diversos que uma pessoa pode imaginar. Um deles, infelizmente, muito comum, é o preconceito que os próprios idosos têm da terceira idade. Mutios acreditam que procurar a escola não serve pra nada e que será uma grande perda de tempo.
Há idosos que dizem que pessoas de idade avançada não conseguem aprender mais nada, não procuram aprender coisas novas e acabam desencorajando outros que gostariam de voltar a estudar. Não é bem por aí.
Não existe idade para voltar a estudar ou para começar a aprender, independente do que seja. Aprender não se resume a matérias academicas mas a toda as experiências novas da vida, um idoso pode aprender a pintar, aprender informática, aprender a tocar um instrumento, falar uma nova língua. Quando o assunto é aprendisado não há limites.
A idade não significa uma limitação, pelo contrário, as pessoas mais velhas deveriam se considerarem exemplos por se interessarem em continuar aprendendo e encarar a escola como desafio e não como barreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário