domingo, 7 de outubro de 2007

Inclusão social através do concurso "Talentos da Maturidade"


Nunca é tarde para se descobrir ou aprimorar um dom, o Banco Real possui o Concurso Talentos da Maturidade, o principal objetivo é contribuir para inclusão social. O concurso surgiu em 1999, e seu principal objetivo é valorizar a criatividade, produção e memória cultural de pessoas a partir de 60 anos.

Embora seja voltado para a terceira idade, o projeto tentar mostrar para a sociedade que não importa a idade, é possível manter-se ativo, mesmo de uma forma mais leve. Segundo a ONU, no ano de 2025 terá 32 milhões de habitantes com mais de 60 anos. Existem sete categorias: literatura, monografia, artes plásticas, música vocal, programas exemplares, contador de histórias.

A 8ª Edição do Concurso Banco Real Talentos da Maturidade teve inicio em agosto e os ganhadores foram divulgados em novembro, mas vale lembrar que para o concurso todos os concorrentes já são vencedores. Na categoria “literatura” 5 pessoas foram premiadas, destaque para a mais “experiente”: Dona Therezinha de Jesus Critelli Russo, 75 anos, Rio de Janeiro, RJ

No site do banco é possível encontrar relatos como os de Celso Barroso Leite: “Fiquei tão feliz com o prêmio, que me motivou a iniciar a carreira de literatura, escrevendo contos, aos 87 anos”. Para quem deseja concorrer ou quer incentivar alguém, é possível encontrar no site informações sobre as edições anteriores.




3 comentários:

Anônimo disse...

Olá, gostaria que dessem uma olhada no blog de meu aluno Carlos Dias... Ele tem 75 anos e participa do curso que ministro de arte para a terceira idade, e acaba de criar um blog em nossas aulas contando e ilustrando sua biografia.
Se puderem me ajudar a divulgar o blog, nós ficaríamos muito agradecidos.

http://artistacarlosdias.blogspot.com

P.S.: As fotos que vocês usaram para o post sobre abertura de vagas para a terceira idade fui eu que tirei... e a da mão da senhora desenhando a árvore também. São de trabalhos em arte-educação que realizo.
Bom, fica aqui meu pedido de ajuda na divulgação do blog de meu aluno, se puderem incentivar, fica aqui uma boa troca, já que é tão bonito o trabalho que realizamos, mas pouco divulgado e apreciado por falta de veículos para tanto...

Obrigada e parabéns pelo trabalho, Juliana.

Anônimo disse...

hh

Anônimo disse...

esqueci de colocar meu contato:

julianacordaro@yahoo.com.br