segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Pesquisa indica que o Brasil e o mundo estão velhos


Na última Síntese dos Indicadores Sociais, realizada pelo IBGE e divulgada em maio do ano passado, foi comprovado que o Brasil está mais velho: aqui estão 2% dos idosos do mundo. Em números, antecede China, Índia, EUA, Japão, Rússia, Alemanha, Itália e França, nessa ordem.

0,25 era o índice de envelhecimento do Brasil em 2004 - para cada 100 jovens até 15 anos, existiam 25 idosos – e avança muito rápido, devido à queda da taxa de fecundidade, de mortalidade e o aumento na expectativa de vida. Especialistas calculam que dentro de 43 anos a população será envelhecida – alcançará o índice 1.

O envelhecimento brasileiro depende das desigualdades econômicas e sociais, portanto o índice é diferente em cada Estado. Os Estados do Norte têm índices que oscilam entre 0,07 a 0,18 e nas regiões Sudeste e Sul, são mais elevados – depois de RJ, segue RS, MG e SP. No Rio, o índice chega a 0,43, que corresponde a 13,3%, a maior taxa do País.

Pensando nesses números, o jornalista alemão Frank Schirrmacher escreveu “A Revolução dos Idosos”, prevendo uma grave crise social se o mundo não revir a forma que encaram o envelhecimento e a consagração da juventude, esta última influenciada pela mídia por décadas.


Fonte:
Brasil entra no clube dos 10 países com mais idosos
Idosos vão controlar mercados
Foto: Boanova

Nenhum comentário: