domingo, 2 de setembro de 2007

Alfabetizar em casa funciona!

Seria comum ver a mãe tomando a tabuada, explicando que B com A é igual a BA, para uma criança de 6 anos que acaba de descobrir o mundo das letras e dos números, o que não seria comum é ver uma filha apresentando à mãe esse novo mundo. Mas, por incrível que pareça, isso acontece.

Muitos idosos não possuem tanta disposição para voltar ou finalmente conhecer uma sala de aula. Em casa também é possível alfabetizar idosos. Foi o que aconteceu com Ângela de Gregório Costa, 46, que alfabetizou a mãe dona Belagna Pazianoto de Gregório, 82. Ângela disse que o interesse partiu da mãe: “Um dia ela falou, ‘quero aprender a juntar as letrinhas’”. As aulas eram sempre aos domingos.

Dona Belagna é descendente de italianos e com 10 anos já trabalhava na roça da fazenda Mumbuca, acabou deixando os estudos de lado. Ângela confessa que se sentiu insegura com o desafio de alfabetizar a mãe, mas o empenho de ambas foi fundamental. A primeira coisa que dona Belagna quis aprender foi escrever o próprio nome, e até hoje acha estranha a pronúncia de seu nome, que na verdade é “Belanha”. E, assim, com interesse e boa vontade foi possível aprender a “juntar as letrinhas” em casa mesmo...

3 comentários:

Renan Truffi disse...

Legal...........

Aline Costa disse...

Parabéns Camila, acho que você captou bem a essência da história!
E não estou falando isso só porque minha mamis e minha vovis foram personagens, viu!!!!!!!!!!

Bjinhos!

Anônimo disse...

Nedy,
admiro, sei que não é fácil alfabetizar adulto,parabéns.