quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Os índices do descaso


Os idosos que vivem a década de 10 dos anos 2000 são, sem dúvidas, muito mais alfabetizados do que os da década passada. Isso é o que mostra uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Economica Aplicada (IPEA) em assossiação ao IBGE.

Segundo os resultados do estudo, a taxa de idosos alfabetizados vem crescendo ano após ano, porém o número de analfabetos acima dos 65 anos ainda é a maioria da porcentagem. Essa diferença é ainda mais gritante se compararmos os índices aos de pessoas com menos de 65 anos.

De 1960 até 1996 o índice de idosos do sexo masculino alfabetizados cresceu cerca de 15%, ja o de idosas cresceu quase o dobro, 25%. Mesmo com um crescimento maior as mulheres continuam sendo minoria no número de idosos alfabetizados.

Num modo geral os idosos estão caminhando para fazer crescer a fatia de alfabetizados, porém ainda há muito a ser percorrido. O idoso precisa de mais programas de educação na terceira idade e principalmente, precisa ter incentivo e auxilio para ter acesso a estes programas pois muitas vezes o idoso quer estudar mas não o faz, seja por dificuldades de locomoção ou por desinformação.

Pesquisa completa aqui.

Nenhum comentário: