sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Educação Postural no combate ao Parkinson


PEP é um Programa de Educação Postural que se preocupa com o sistema tônico postural e seus desequilíbrios. O principal objetivo é obter harmonia nas unidades corporais, restabelecendo o equilíbrio pleno do sistema músculo-esquelético em busca da melhora da qualidade de vida.

A criadora, Érica Beatriz L. P. Verderi é graduada em Educação Física e em Pedagogia, pós-graduada em Educação do Excepcional, mestre em Educação Motora e especializada no Back Institute em Reabilitação Física para Indivíduos Portadores de Hérnia de Disco Lombar - Los Angeles /CA, além de várias publicações sobre o tema.

Em um estudo, o PEP revelou auxiliar no do tratamento do Mal de Parkinson (Paládio).
O Paládio apresenta mais do que os tremores e dificuldades motoras, provando-se que em 40% dos pacientes é constatada a depressão e em 30%, a demência, assemelhando-se a Alzheimer.Mais comum entre 60/70 anos, pode ocorrer em diferentes faixas etárias, incluindo a adolescência.
A professora Érica afirma que 30% dos pacientes não se manifestam tremores, principal sintoma. No site, há um roteiro de exercícios elaborados, voltados justamente ao tema, visando qualidade de vida em qualquer fase dela.

Fonte da pesquisa: links do texto

Nenhum comentário: