quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Chacoalhando o Esqueleto


Quando pensamos em aula logo nos vem uma sala de aula cheia de alunos sentados em fileiras, uniformizados, olhando um quadro verde, escrevendo em seus cadernos qualquer tipo de conteúdo que uma pessoa de pé está falando lá na frente. Ok, nem todo tipo de aula é assim.

Tratando-se de idosos não podemos nos prender apenas ao trivial pois tudo que é comum eles ja viram de mais ao longo de vários anos de vida. É pensando nisso que a USP - Universidade de São Paulo promove cursos de educação física para velhinhos.

Os organizadores dizem que o objetivo é manter em nível saudável os índices de capacidades físicas, motoras e funcionais dos idosos. As aulas são divididas em duas turmas, os acima de 60 anos físicamente independentes e em uma turma separada os acima de 75 anos físicamente frágeis. Com essa divisão fica mais fácil aplicar o tipo certo de exercício para cada faixa etária.

O curso faz sucesso e já não existem vagas para as turmas do segundo semestre de 2007, as aulas acontecem, geralmente, pela manhã e para participar é necessário levar xerox do RG, 2 fotos 3x4, um teste ergometrico recente, além do exame médico feito na Escola de Educação Física e Esporte (dentro da universidade). É cobrado uma taxa de R$ 10,00 para o exame médico e mais R$ 55,00 para frequentar as aulas.

Enfim, agora o negócio é pegar o tennis guardado no armário, botar uma roupa leve e ir pra malhação porque em toda aula é em sala e nem toda forma de educação é simples acumulo de conhecimento.

Sobre as aulas: EDUCAÇÃO FÍSICA PARA IDOSOS

Um comentário:

Victor Ribas disse...

Braz,
muito legal esse post, afinal é necessário criar e incentivar a educação fisica para idosos, eles que nos ensinam tanto, dao muitos exemplos, tem que ter um pouco de atenção também.
E deve-se mantê-los em forma!!hehe