quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Educação sobre acidentes domésticos




O perigo está em casa! Por isso uma orientação sobre alguns cuidados que podem evitar acidentes domésticos é essencial para a vida do idoso. Os acidentes geralmente acontecem à noite nos jardins, nas escadas e no banheiro. Segundo o SUS (Sistema Único de Saúde) pelo menos um terço das pessoas que chegam com lesões nos hospitais tem mais de 60 anos. A recuperação torna-se difícil devido a problemas nas articulações e respiratórios.

A maioria destes acidentes acontece porque a pessoa está andando com chinelos ou sapatos mal ajustados, móveis que estão em lugares errados, visão ruim e fraqueza nos ossos e músculos.
Algumas medidas podem ser tomadas para prevenir esse tipo de perigo. Faça exercícios regularmente, tenha uma alimentação balanceada, não beba álcool em excesso e tome cuidado com a dosagem de remédios. Na sua casa você deve evitar tapetes muito pequenos em baixo das mesas e nas escadas, deixar fios elétricos ou de telefone no chão, quinas de vidro ou outro material cortante e prefira o uso de piso antiderrapante.

Em caso de acidente se levante e sente até se recuperar. Se você não conseguir tente pedir ajuda. Em caso de queimadura ou corte procure a ajuda médica.

Nenhum comentário: