domingo, 16 de setembro de 2007

O projeto AlfaSol completa 11 anos


O alfabetização solidária (AlfaSol) completou 11 anos e já beneficiou cerca de cinco milhões de jovens e adultos, o projeto atingiu tamanho êxito graças às parcerias com 182 empresas e instituições governamentais e 108 Instituições de Ensino Superior. O projeto esta presente em 2.099 municípios brasileiros, e prioriza locais onde as taxas de analfabetismo são mais expressivas.

Na última década houve uma diminuição de 32,2% no número de analfabetos no Brasil, o IBGE responsabilizou o AlfaSol por grande parte dessa diminuição. O projeto é reconhecido não só no Brasil, mas internacionalmente, em 2005 o AlfaSol foi a primeira Organização Não-Governamental a ser admitida como “filiada” da Unesco e com o método bem-sucedido é tido como exemplo por países de falam português: Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e espanhol: Guatemala.

Qualquer um pode contribuir para o projeto basta adotar um aluno, é necessário doar R$ 21,00 mensais no durante de oito meses, período inicial da alfabetização. Muitos artistas abraçam a idéia do projeto e aparecem nas campanhas publicitárias é o caso de Regina Duarte, Camila Pitanga e Lima Duarte.
Fonte: AlfaSol

Um comentário:

Aline Costa disse...

Oi, Cá!

O texto ficou muito bem elaborado e informativo, além do tema ser especialmente "fofo", se é que podemos falar sim de um projeto sério e, infelizmente, indispensável - já que se faz presente para tentar minimizar séculos de negligência à educação.