domingo, 9 de setembro de 2007

Massa de manobra dos poderosos


“Você não sabe ler, não?” Quem nunca ouviu essa frase sendo dirigida a alguém numa fila de banco, num ponto de ônibus ou em qualquer outro lugar.

Estima-se que 16 milhões de brasileiros com mais de 15 anos não sabem ler nem escrever e 33 milhões são analfabetos funcionais, segundo o IBGE. Com freqüência passam por constrangimentos como pegar ônibus errado, perder dinheiro na hora da compra, errar endereços, essas são apenas algumas das dificuldades do dia-a-dia dessas pessoas.

Alguns se aproveitam dessa situação em beneficio próprio, a região com maior número de analfabetos é a do Nordeste, com 17,3% de pessoas entre 15 e 60 anos. Os trabalhadores braçais são os mais explorados, pois aceitam qualquer tipo de serviço, por não ter conhecimento de seus direitos trabalhistas e ao mesmo tempo têm medo de perder o pouco que possuem.

É difícil acreditar mais nessa região ainda existe o voto de cabresto, hoje mais discreto que antes, mas os políticos ainda abusam do poder sobre os mais ingênuos. Talvez esteja aí a falta de interesse em levar informação e educação à população mais carente, pois a manipulação torna-se mais fácil sobre os analfabetos.




Nenhum comentário: