terça-feira, 11 de setembro de 2007

Hora de viajar...


Viajar para aprender novas línguas e culturas não é mais apenas para jovens. Os conhecidos programas de intercambio cultural, em que os estudantes moram na casa de famílias, ultrapassaram a barreira da idade e estão seduzindo cada vez mais os alunos mais velhos. Eles têm mais de 60 anos e são pessoas acostumadas a fazer viagens internacionais e que preferem descobrir novas línguas a utilizar os tradutores.

Além disso, estão acostumados a pagar cursos de férias aos filhos e netos e acabam por descobrir que o intercambio é uma atividade sem limite de idade e que em algumas agências há cursos específicos para sua faixa etária.

Os programas combinam o estudo da língua com diversas atividades e não se diferem dos que são realizados para adolescentes. Eles sofrem apenas adaptações, a rotina de um universitário, por exemplo, é de manhã assistir as aulas e dedicar a tarde a visitas em escritórios, para os idosos a parte profissional torna-se cultural, visitando museus, teatros e pontos turísticos.

Os programas mais procurados são os cursos de inglês nos Estados Unidos e Inglaterra e os de espanhol na Argentina e na Espanha, mas as possibilidades para a terceira idade é mais ampla, incluindo França, Austrália, Canadá, entre outros.

Mais informações sobre
intercambio na Terceira Idade:
Connection Line

Fontes da Pesquisa:
* http://jg.globo.com/JGlobo/0,19125,VTJ0-2742-20060724-178835,00.html
* http://www.diariopopular.com.br/10_01_06/viva3.html

Nenhum comentário: