domingo, 23 de setembro de 2007

Corpo e mente no lugar


Não basta apenas a mente estar em ordem, o corpo deve ser trabalhado na terceira idade, aqueles que imaginam o avô lendo jornal e a avó fazendo tricô, saibam que essas atividades estão diminuindo entre os idosos, que cada vez mais estão se envolvendo em atividades físicas. Mas não pense que é só sair correndo por aí, é preciso observar e respeitar os limites do corpo, as atividades físicas melhoram a velocidade ao andar e o equilíbrio, contribuem para a manutenção da densidade óssea, diminuem a depressão e melhoram a ingestão alimentar.

A caminhada é a mais escolhida pelos idosos, pois não requer habilidades específicas nem grande esforço. Porém Silene Sumire Okuma, coordenadora do grupo de pesquisa em educação física para idosos da Faculdade de Educação Física da Universidade de São Paulo, diz que a caminhada não supre todas as necessidades do corpo, pois trabalha apenas o sistema cardiovascular e o músculo-esquelético.

Alguns cuidados básicos devem ser tomados, antes das atividades como: evitar fazer exercícios físicos sob o sol forte, tomar água moderadamente antes, durante e depois da atividade física, usar roupas leves, claras e ventiladas. Boa caminhada!

Nenhum comentário: